terça-feira, 25 de novembro de 2008

Email de uma noiva decepcionada!!!



Meninas,




Há mais de um mês, a Gisele, uma noiva que não era minha cliente, me procurou. Eu estava no Centro, atarefadíssima, mas parei pra ouvir a história dela, pq havíamos nos encontrado uma vez, no local onde ela iria casar e conversamos um tempo. Enfim, ficou marcada a conversa na minha memória. E daí, quando ela ligou, sabia quem ela era, etc.




Aí, ela me contou os detalhes do que ela estava passando. Ontem, novamente, passado o casamento dela, ela me ligou de novo e eu autorizei que ela me enviasse um email contando o que aconteceu ao longo dos preparativos, o que ela NAO GOSTOU e tudo pelo que ela passou.




Na verdade, é um email desabafo e para ajudar. Ela não menciona nomes e nem seria essa a intenção aqui.



Vejam só o email dela....







"Olá Carol,

Conforme conversamos ontem (24/11/2008), peço por gentileza para que divulgue o relato abaixo através do seu blog e/ou outros meios para que outras noivas prestem mais atenção nesse momento tão especial...



Como acompanhei sua trajetória desde o início e percebi o quanto é exigente (assim como eu!!), acho que os pontos que irei abordar serão valiosos para o seu trabalho tb e para a não ocorrência de imprevistos neste momento.




Bom, como já trabalhei em MKT com eventos, procurei cuidar de todos os pontos do meu casamento, só que não me atentei ao fato de que um evento empresarial é bem diferente de um casamento, requerendo este algumas particularidades...




Primeiramente, gostaria de alertar que a confiança no profissional que se contrata é muito importante, mas não é tudo!! Toda a noiva deve ver o trabalho do profissional pessoalmente em algum evento, de preferência, que seja no mesmo estilo do escolhido, para assim garantir que o trabalho será bem feito no dia. Sei hoje, que alguns profissionais "perdem a noção" e praticam preços altíssimos, aconselho que se pesquise muito, pois existem alguns profissionais que apresentam preços mais realistas, mas não deve deixar de conferir o trabalho.




Por exemplo, a decoração com flores é um desses casos. Eu, por exemplo, tive 2 problemas com isso...





Contratei uma pessoa, com a indicação do meu DJ, que conheci num casamento. Ao conhecer o trabalho da profissional através de fotos e de um evento para noivas, achei que era adequado e com um preço muito bom, então resolvi contratar. Só com o passar do tempo e as parcelas descontadas, fui ver uma decoração de um casamento feito por ela, onde fiquei horrorizada!!! As flores não tinham ornamentação alguma, eram apenas colocadas no vaso, sem o menor cuidado. Além disso, fiquei circulando durante a festa (com a permissão da profissional) e encontrei um vidro de decoração com etiqueta de preço na mesa dos doces, ou seja, sem ética e sem atenção!!!





Depois disso, resolvi cobrar uma prova de arranjo, que pela minha falta de experiência e orientação nem achei que fosse necessário, mas hoje vejo que é essencial e deve ser feito com antecedência!! Para minha surpresa, a profissional queria fazer a prova 15 dias antes do meu casamento, o que se tornou impraticável, já que quando solicitei a mesma faltava ainda 2 meses para o casório. Diante do fato, perdi a confiança no trabalho e achei melhor cancelar o serviço com a profissional em questão... aí começaram a dores de cabeça.





Na verdade, deveria ter cancelado o serviço muito antes, pois já tinha tido discussões com a profissional por causa do atendimento que estava sendo prestado, mas achei que poderia não encontrar preço melhor, então fiquei com receio, mas como muitos dizem: "o barato sai caro" e foi exatamente isso que ocorreu! Hoje estou movendo um processo judicial contra essa profissional para devolver as parcelas que já tinham sido pagas, pois ela quer me devolver apenas 60% do valor total sem ter tido gasto algum e em 6 parcelas terminando em abril/2009. Inacreditável, né?





Depois disso, tive que sair a busca de outro profissional e acabei cometendo outro erro... por já estar próximo do meu casamento não procurei muito, fechei com a pessoa que ia fazer o bolo e os doces. Como a profissional se mostrou muito atenciosa e fez logo a prova do arranjo p/ mim, fiquei mais tranqüila e então veio erro... não fotografei o arranjo, ficando assim sem a prova do que foi solicitado!! O que aconteceu foi que no dia do meu casamento ela não fez exatamente o que eu tinha combinado e pedido para ela. Mais um aborrecimento...




Vcs devem estar se perguntando: E o cerimonial não fez nada? Pois é, eu tinha um cerimonial que saiu praticamente de graça já que a pessoa era amiga de família... outro equívoco. Não se deve misturar amizade com negócios (Amigos, amigos, negócios à parte). Como tudo ficou na minha mão, fiquei muito estressada e acabei não aproveitando tanto a festa como deveria.




Além disso, recomendo tb que vejam bem o trabalho do DJ (mais de uma vez!!) e coloquem tudo no contrato (se ele irá tocar as músicas pedidas ou se é ele quem irá definir o que será tocado, por exemplo). O DJ é a alma da festa e não pode cometer falhas!! Mais um ponto que não me preocupei tanto...




Quando contratei o DJ, gostei dele porque me apresentou o seguinte lema: "A festa do seu jeito". Como sempre fomos "festeiros" queria que fossem tocadas algumas músicas especiais que lembrassem grandes momentos nas nossas vidas. Cheguei a gravar um cd com várias músicas que gostaria que ele tocasse, mas não coloquei isso no contrato, então ele não fez praticamente nada do que combinamos, além de "engasgar" as músicas algumas vezes!! Na verdade, tinha ficado tranqüila com o trabalho dele, porque como 2 amigas fecharam com ele tb e estariam presentes no meu casamento, pensei que o meu seria o "cartão de visitas" dele, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. Minhas amigas graças à Deus tiveram tempo e cancelaram o contrato, mas eu não pude fazer o mesmo...




Enfim, apesar de todos os acontecimentos procurei curtir esse momento tão especial!! Para algumas pessoas os problemas não eram nem perceptíveis, mas como cuidei de tudo, para mim foi e isso estragou um pouco a magia... vale dizer, que muitas coisas saíram melhores do que eu pensava, então procurei focar nisso!!




O que quero alertar com este relato, é que alguns pontos devem ser bem verificados e colocados em contrato, como por exemplo: prazo de rescisão, itens escolhidos, serviço prestado (especificando bem este!!) etc. Procurem contratar um bom cerimonial (a Carol, por exemplo!!) que deixem vc tranqüila antes, durante e depois, para assim curtir bem a festa.




Lembrem-se sempre: "o barato pode sair caro"!! Não é para pagar etiqueta, mas sim um preço justo.




Se alguém quiser obter maiores informações sobre os profissionais que não indico de forma alguma e outros que recomendo muito, entrem em contato através do e-mail gizellevillardi@gmail.com



Espero ter contribuído um pouco...



Um bj para todas!"


Um comentário:

  1. Meu Deus! Tenho que dizer que agora fiquei com medo, mas todas as dicas valeram muitoooo! A decoração do meu casório será feita pela minha sogra, que trabalha com isso a anos, por isso conheço bem seu trabalho, que por sinal é ótimo!
    Mas me preocupei com o dj... acho que vou precisar prestar atenção nessas coisas que as vezes consideramos ser mais simples!
    Bom, suas dicas serviram muito pra mim, espero que pra outras noivas também!
    Bjosss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Adoro todos!

 

Carolina Souza Lima > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR