quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Com quanto tempo antes eu tenho que resolver casar??

Hoje resolvi escrever um texto! 


Há algum tempo não paro para escrever algo para as minhas queridas leitoras e achei que seria apropriado fazer uma pausa das decorações para "escrivinhar" um bocadinho e me aproximar um pouco mais de vcs, like the old times...


E para começar, por que não falar do começo?


Quando, com quanto tempo de antecedência, se deve começar a preparar um casamento? E quais as implicações de toda essa antecedência?


A cada dia eu recebo emails para mais longe. Já cheguei a receber email com pedido de orçamento para 2014!! Juro!! A menina deve ter acabado de conhecer um namorado legal e já está planejando o casório... :) 



Essa questão envolve um milhão de aspectos, o lado das noivas, o lado dos fornecedores e, muitas vezes, a falta de compreensão de ambos os lados.


A verdade é que há 3 anos atrás, quando eu comecei a organizar o meu casamento (caramba! Como o tempo passou voando, vcs nem imaginam!), 1 ano era mais do que suficiente para organizar tudo. E era mesmo! Com um ano exatamente, eu fechei a casa de festas, com menos de 1 ano fechei o fotógrafo e por ai vai.



Só que as coisas mudaram. E se hoje uma noiva já me procura para setembro de 2011, eu infelizmente, tenho que informá-la que já não tenho mais sábado disponível (e já não tenho mesmo!). Ou seja, um aninho já é pouco tempo.  :(


E acontece aquele caso básico: uma noiva tem mtas amigas. Se ela casa daqui a 1 ano e ainda não escolheu o fotógrafo, por exemplo, ela é considerada super atrasada!! Tadinha! Ainda falta mto! Não se preocupe tanto assim. De verdade! Da mesma forma que tem mta gente casando, tem mto profissional bom e que poderá tb te atender.



As meninas tem visto tudo com 1 ano e meio, e até 2 anos de antecedência... e, no meu humilde ponto de vista, isso acontece em função de mtos fatores:


1) Está na moda casar! Isso é fato! Todas as meninas querem casar, fazer uma festa, colocar um lindo vestido e planejar uma decoração deslumbrante. 


2) Está mto caro casar!! Outro fato! Os preços aumentaram consideravelmente de 2 anos para cá e a verdade é que quem tinha um orçamento de um carro popular para fazer uma festa já não é mais suficiente.


3) Como consequência do item 2, as meninas precisam ver tudo com mto mais antecedência, para poder parcelar, e para se programarem (junto com as suas famílias) e verem quanto poderão gastar e diluir o valor total de um casamento em mtos bolsos e mtas parcelas.



4) E como uma consequência natural de tudo isso, as pessoas começaram a ver os locais antes, a marcar tudo com mais antecedência e a se preparar com mais calma pra tamanhos pagamentos...


Existem  pontos complicados nessa programação de 1 ano e meio, 1 ano e 9 meses de antecedência. 


Um deles é que com essa procura tão acelerada e tão adiantada acaba aumentando os preços dos fornecedores. Afinal, todos tem que imaginar uma inflação, uma possível mudança de economia, e tentar prever um futuro que ninguém tem nem idéia de como será, para daqui a 18, 20 , 22 meses!! O resultado é o que se passa no ítem 2, o encarecimento das festas.



Mtas meninas querem ter uma idéia de preço para uma decoração para 2012, meio do ano. Como é que se pode ter uma idéia do preço das flores, dos móveis, para daqui a tanto tempo? Ninguém pode prever. E com isso, os profissionais acabam aumentando demais os valores a ponto de não ter prejuízo no futuro. (Que fique claro que eu não tenho passado orçamento de decor pra 2012, não acho que seja possível ainda, e não farei de forma inflacionada). 


Outra verdade é que com tanto tempo de antecedência, as noivas acabam se empolgando e contratando ainda mais itens, e gastando ainda mais, pq ficam "viciadas" em pesquisar e vão adquirindo tudo o que veem pela frente. E o que é moda hoje, já não é mais tão moda e novidade daqui a tanto tempo, o que pode acabar causando um gasto desnecessário lá na frente. Gastou com algo que poderia ter economizado no fim das contas. Entendem!?




Então, tudo isso junto, acaba causando essa euforia e essa necessidade das meninas quererem se programar com tanta antecedência que acaba parecendo coisa de noiva neurótica mesmo!! E a gente acaba recebendo orçamento pra 2013, 2014... o que é uma coisa, convenhamos, bem estranha, pq falta mto tempo, minha gente!! rsrsrs



E essa euforia, tb devo confessar, não é boa para o mercado, pq qto maior a procura pelos profissionais, o que acontece? Os preços sobem! E sobem mais e mais... e eu, num ponto de vista  até pessimista, acho que se as coisas continuarem assim, daqui a pouco será praticamente inviável casar. Será caro de mais e voltará a ser artigo de luxo da alta sociedade. O que é uma grande pena, pq deveria ser mais e mais acessível a todos, porque todo mundo merece passar por um dia incrível como esse e uma fase tão boa de preparativos.



Ao mesmo tempo, quando olhamos para a nossa volta, não está tudo assim? O mercado imobiliário está nas alturas, os carros, com preços loucos, o custo de vida é uma doideira, e até comprar um vestido virou prestação. Dá um certo medo, não é, não?!?!



Mas, a cada dia vejo mais meninas cheio de brilhos nos olhos, mais animadas e mais queridas, cheias de entusiasmo para começar a preparar esse dia único. É bonito de ver essa onda legal que virou o casamento e espero mesmo, que essa euforia permaneça pq é um clima mto bacana e que envolve mta gente que faz tudo com mto amor! E não falo isso pq eu trabalho com isso, não. Acho mesmo, de verdade! E, se é isso que é a sua prioridade nesse momento, mergulhe fundo mesmo. A vida é feita de fases, de etapas, de momentos, e as coisas que são conquistadas assim são mto mais gostosas, ne?! ;)


Não quero terminar esse post com um conselho, pq eu não sei se ele existe. E nem quero deixar aqui também uma frase final de impacto, pq ela também não cabe.



Só quero deixar uma preocupação que tb me bate, volta e meia, e que eu acho que pode ficar um pouco perdida no meio dessa euforia toda de casamento e de festa, e tudo mais, que realmente envolve e é uma delícia. E a pergunta é: Vc quer casar com ele? Vc o ama? É para a vida toda? É com ele que vc quer passar a sua vida?  Olhe para o seu namorido, noivo, namorado, e veja nele um homem incrível, alguem que vc ame, que vc admire, que seja seu melhor amigo e seu companheiro pra todas as horas. Se ele é assim, ótimo! Vá em frente, encare tudo isso, e comece seus preparativos!! Casar é bom demais, preparar a festa é uma delícia e será uma fase deliciosa e realmente inesquecível!


Deixe seu comentário, sua opinião é mto mto mto importante. Talvez, com a sua opinião eu e mtas meninas mudemos as nossas! =)


Beijocas
Carol


P.S.: Antes que perguntem, estou fazendo reservas para o ano de 2012. Apenas reservas, ok!? E o contato é pelo email contato@carolinasouzalima.com

16 comentários:

  1. Carol,
    Juro que fiquei emocionada pelo post!
    Primeiro por ter sido uma sugestão minha no twitter!
    E segundo porque eu penso muitooo sobre isso!
    Amo o assunto casamento! Leio vários blogs, participo de comunidades sobre o assunto! Digamos que estou por "dentro" do assunto! rs
    Mas a minha data ainda está muito longe! O previsto é que seja em 2014... Vou ter que esperar até lá!!
    O namorado ainda tem que terminar a faculdade de medicina e fazer pelo ao menos o primeiro ano de residência antes de casar... =/
    Enquanto isso eu sonho! rs
    Mas a partir do ano que vem vou começar a montar com calma o meu enxoval luxo que eu sempre sonhei... Com muita calma!
    Amei ler o seu post! Foi muito animador e me ajudou muito!
    Um beijo grande! =)

    ResponderExcluir
  2. Olha Carol, concordo muito com o que você escreveu. Tenho recebido orçamentos para 2012 e da mesma forma, prefiro esperar e fazer uma "reserva" somente anotando o nome na agenda.

    Acredito que 1 ano, 1 ano e meio seja o ideal. Com 2,3 anos fica muito difícil prever um orçamento justo, Pois temos que levar em consideração a montanha russa que é a nossa economia... TUDO a cada dia esta diferente.

    O melhor mesmo é tentar frear um pouquinho essas noivinhas rsrs ;)

    Acho que não preciso escrever mais nada, pois você já falou tudo !
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, boa noite! Nossa, estou vendo você contar a minha história aqui... Eu me caso em setembro de 2011 e acredite, comecei a planjear tudo há 1 ano atrás, ou seja, faltando 2 anos para o casamento... Como vou me casar no interior de MG (cidade da minha família e ada família do noivo) eu fiquei muito preocupada realmente em não conseguir os melhores fornecedores, pois não temos muitas opções. O meu primeiro contrato com uma assessora, pois como eu moro em SP precisaria de alguém lá na minha cidade para cuidar de tudo pra mim, fazer as cotações, reuniões com fornecedores, etc. E esse foi o meu primeiro erro! O que acabou acontecendo é que como eu tive (tenho) bastante tempo antes do casamento, consegui eu mesma ir cuidando de tudo... E há 1 ano do casamento eu comecei a receber feedbacks negativos da pessoa que eu contratei, outras noivas tiveram probleminhas com ela neste período. Resultado: fiquei mega chateda! Estou preparando tudo com tanto carinho e não queria que isso acontecesse. Enfim, respirei fundo, conversei com ela e rompi o contrato. Fiquei chateada, perdi 50% do valor, mas estou aliviada. O lado bom dessa história é que tudo está saindo exatamente do jeito que sonhei, e como você colocou muito bem no post, estamos conseguindo pagar tudo conforme nosso budget. Concordo que as novinhas neurótica como eu precisam ter cuidado agora pra não sair comprando um monte de coisas desnecessárias... Mas continuo achando que vale muito a pena! Já fechei: salão de festas, buffet, decoração, iluminação, banda, docinhos, vestido, música da cerimônia, filmagem, fotografia e dia da noiva! Ufa! rs
    Beijinhos! Carol

    ResponderExcluir
  4. Carol, concordo plenamente com tudo o que você escreveu! Especialmente com a parte sobre as perguntas básicas e mais importantes dos preparativos: ele é o homem da sua vida? Eu tenho algumas amigas que casaram pela empolgação da festa e posso afirmar que a emoção e felicidade delas é visivelmente beeeeeeem diferente daquelas que casaram com certeza do amor pelo noivo!

    Eu espero que um dia o casamento deixe de ser moda e volte a ser uma etapa de amadurecimento de uma relação verdadeira de amor.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol! Sou sua seguidora já há bastante tempo, mas não era mto de comentar nos blogs q lia!
    Adorei seu post, pretendo me casar em 2012 e assim que eu e meu namorado decidimos por este ano passei a fazer vários orçamentos, muitas pesquisas, brigava pq ele não participava d nada...rsrs!Depois q a compra do nosso apê deu errado, percebi q não adianta ficar planejando mto tempo antes, q é preciso ir com calma, q ter calma e paciência poupa muita dor de cabeça, e muitas lágrimas futuramente!Continuo vendo coisas sobre casamento porque adoro o tema, mas já desencanei de ficar correndo atrás de fornecedor e fazendo orçamentos que se tornaram bem diferentes qndo chegar meu casamento.
    Enfim, AMEI seu post, muito sincero e muito esclarecedor!
    Desculpa pelo coment enorme!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol, vc está certissima de tudo, o mercardo casamentistico está muito inflacionado a cada ano que passa, nossa senhora,o meu casório está programado p final de 2012, como já havia dito num email. exatamente por causa dos preços lá em cima, e as prestações ficam mas em conta no bolso ou melhor não sentimos tanto.Muito obrigada pela sua observação sobre isso e um ótimo finds e é claro ótimo trabalho tb rsrsr.

    ResponderExcluir
  7. Carol,
    Simplesmente adorei seu post.
    me caso em 02/04/2011.
    Comecei a organizar com um ano e meio de antecedência e foi um periodo otimo.
    E concordo com você que quando planejamos com muita antecedência as idéias não param de surgir, cada dia eu tenho uma idéia diferente e o orçamento está curto.
    Mas estou cada dia mais feliz, eu e meu noivo estamos vivendo essa fase intensamente, aproveitando cada minutinho.

    Obrigada pelo post ADOREI

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol, há muitos meses tenho entrado no seu blog, lendo e relendo seus posts, sonhando com meu casamento, mas após ler esse resolvi criar um blog para poder dizer que em alguns momentos pareceu que vc leu meus pensamentos, meus anseios...minhas dúvidas! Me casarei em Nov/2011 e simplesmente estou de boca aberta em ver como tudo está mais caro! Meu sonho não tem preço, mas realizá-lo está pesado demais! Sempre sonhei com esse momento e estou me dedicando para conseguir realizar, mas está complicado! Comecei ver as coisas um ano e meio antes, e parece que não estou conseguindo andar! Parei na escolha da data e da igreja, pois tudo que gosto é absurdamente caro, para vc ter uma idéia fiz um orçamento com um Buffet em out/2009 e agora em maio/2010 quando procurei o mesmo Buffet que havia gostado eles haviam aumentado a tabela em mais de 45%, fiquei sem chão, pois a inflação não chegou nem perto disso! Mas enfim, continuo na luta! Adoro suas dicas e te acho DEMAIS!!! Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol! Estou sempre lendo seu blog pq admiro demais seu trabalho, mas achei q agora eu deveria me amnifestar.
    Tb sou cerimonialista e decoradora e concordo com vc! Não acredito q tanta antecedencia seja positiva, acho mesmo q traz dores de cabeça desnecessárias, gera muita ansiedade, expectativa, preços altos e estresse. Eu tb não tenho orçamento para 2012 e como vc só faço uma pré reserva. Não há como fazer um orçamento p/ 2012 com segurança. Acho q temos q acalmar nossas noivinhas e acredito q fazendo isso conseguiremos voltar ao 1 ano de antecedencia.
    Aproveito para parabeniza-la pelo trabalho maravilhoso q vc faz (ñ sei pq ñ disse isso antes...) Parabéns! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!

    Como uma boa noiva não deixo de ler o blog da minha cerimonialista querida!

    Adorei esse seu post!

    Lembra que eu só consegui encontrar uma igreja, com um ano de antecedência porque vou me casar numa quinta-feira!

    Mas, concordo com você que o principal para se jogar nesse mundo de preparativos casamentícios é a reflexão de se o casamento é por amor, se existe realmente a vontade de passar a vida toda com aquela pessoa.

    Mil beijos e até quinta!
    Juliana Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Carol, que sucesso absoluto este post, nossa..adorei, e não só eu..certamente! Você falou tudo sobre o mundo casamentício atualmente! Realmente casar está na moda, é o auge! e está muito caro! E as noivas se empolgam demais..eu sou uma delas. Fico enlouquecida com tudo e olha que estou me controlando demais para não passar essa ansiedade para você.. Bom, a cada dia tenho certeza de que fiz a escolha certa para a madrinha da organização do meu casório..você!
    Bom, vou ter que citar esse post no meu blog viu..rsrs.Beijos!
    Marina, sua noiva do dia 21/05/11! rsrs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol....
    Não te conheço pessoalmente, mas a minha prima Marina, sua noiva do dia 21/05/11... rsrsrsr... me fala muito de vc!!!
    Ainda não sou noiva... não tenho um namorido, mas isso tudo já me assustou... Se eu preciso programar tudo isso com tanto tempo de antecedencia já passou da hora de arrumar um noivo então!!! Nossa!!!! Estou super atrasada!!! hehehehe....
    Bjos e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei Carol!
    Outra coisa importante é: essa antecedência toda depende dos meses, porque janeiro, fevereiro, março... é bem mais tranquilo do que final do ano!

    Mas a questão é a q vc falou: Vc AMAAA ELE?
    ;)
    beijoo
    Carol Pires

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Carol, tremi nas bases. Conheci o Gerald em novembro, em abril ele pediu a minha mao, e em janeiro casamos. Nao sei se teria conseguido fazer isso tudo se nao fosse por voce. Pelo jeito o meu casório foi "the flash" mesmo, eu até perguntei nas nossas primeiras conversas no msn se nao era muito pouco tempo para fazer tudo e voce me tranquilizou e eu ainda consegui a fotógrafa que mais queria, a fofa da Juliana. Por outro lado, como casei perto do ano novo, muita gente estava viajando de férias, pois as mesmas foram planejadas antes mesmo de eu estar noiva! De toda forma, fui salva pela "Santa Carol", "Dona Encrenca" minha mae e a conjuntura!

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post, Carol!
    Sou fã do blog desde 2009, quando ainda era apenas madrinha de outra noiva.
    Vou me casar em outubro do ano que vem. A decisão de casar veio em abril e o pedido oficial em maio. Minha maior preocupação era a igreja. Realmente achava que só precisava correr com isso. Queria setembro de 2011, mas já em abril de 2010 não havia sábado a noite disponível, só tinha data no fim de outubro, e foi o que marcamos. Nessa mesma época entrei em contato com você e já não tinha mais minha data, entrei em contato com um maquiador que queria muito e ele também não tinha mais minha data, o fotógrafo dos sonhos não tinha mais minha data, alguns locais para a festa também não tinham a data. Fiquei chocada, afinal de contas estava olhando tudo com 1 ano e meio de antecedência!
    Agora, faltando um pouco mais de um ano, já tenho igreja, salão, foto, filmagem, cerimonial, decoração, dj... e corro contra o relógio para fechar o buffet.
    Acho isso tudo horrível, gera muita ansiedade e expectativa. Até mesmo porque quando fechamos essa quantidade enorme de coisas ficamos ansiosas para chegar logo o dia de sentar e definir tudo, cores, móveis, flores... Mas não é possível, tem que esperar e ver o que estará disponível na época. Isso tudo acaba aumentando demais a ansiedade pela data.
    Sei que tem muitos profissionais bacanas no mercado mas muitas vezes, de tanto olhar revistas e pesquisar na internet, temos nossos favoritos, e parte o coração não consegui-los mesmo com tanta antecedência.
    Espero mesmo que as noivas do futuro se acalmem mais para que tudo possa ser planejado com tranquilidade durante apenas 1 ano. Fui forçada a me adiantar para não perder os profissionais que eu queria.
    É um tanto quanto desesperador já ter tudo marcado e definido na sua cabeça e ainda ter que esperar meses para começar a ver seu sonho tomar forma, e pior, 1 ano para chegar seu dia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol!
    desde o início deste ano visito seu blog quase que diariamente.Vou me casar em abril de 2011 e resolvi montar um blog pra compartilhar minhas "experiências",dúvidas, etc...
    Considerando que você e seu Dom (não é só talento, é Dom mesmo, porque é DI-VI-NO!tudo que você faz)são minha fonte de inspiração, gostaria de saber se posso postar umas fotos do seu blog no meu? deixa vai?!?!?!?!
    Até hoje nunca postei nenhum comentário no seu blog porque( eu assumo!) sou quase analfabeta quando o assunto é internet, mas juro que me esforço bastante e quando eu crescer quero ter um blog legal e recheado como o seu!!!!!
    Bjs, admiro mto seu trabalho!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Adoro todos!

 

Carolina Souza Lima > DESIGN BY DATA ESPECIAL.COM.BR